Doce de Abóbora

8 10 2008

O doce de abóbora é o doce da minha infância.

Gosto dele quente, com pedaços grandes de abóbora que posso trincar e comer com o garfo, de olhos fechados, ou a olhar pela janela. Quando era pequena, aquecia um copo de leite, pegava num bocado de abóbora com o garfo e mergulhava no leite quente, para que a abóbora ficasse quentinha por fora e fria por dentro, e depois comia, deliciada :) Há quem diga que, por ter pedaços, será compota e não doce, mas para mim é doce de abóbora e ponto final.

Não me recordo da minha mãe fazer outras compotas ou doces, e sei que as fez, mas não as registei nas recordações. O doce de abóbora é diferente: lembro-me de várias vezes estar na cozinha, apenas à espera que a abóbora estivesse suficientemente doce para eu poder roubar um bocadinho (ou dois, ou três) com o garfo, ainda durante a cozedura. o cheiro, o sabor, estão como que entranhados na minha alma…

Mas a minha mãe deixou de fazer doce de abóbora há já muitos anos, e nunca mais comi outro igual. Ou falta sabor, ou está muito passado, ou está aguado, ou não tem cheiro, ou não tem canela.

Ora bem… Eu tinha uma abóbora à espera de ser descascada e cortada, para congelar e depois usar para fazer sopa. Eu olhei para ela, ela olhou para mim, eu voltei a olhar para ela, descasquei-a, cortei-a, pesei 2kgs e deitei-os na panela. Juntei-lhes 2 paus de canela, 1,5kg de açúcar, tapei e acendi o lume no mínimo. Cerca de 10 ou 15 minutos depois, fui mexer, aumentei o lume para deixar ferver e quando ferveu voltei a pôr no mínimo, pus a tampa ligeiramente de lado, para deixar o doce respirar, e deixei cozer, mexendo de vez em quando. Cerca de 3 horas depois, tinha a cozinha impregnada do cheiro da abóbora doce com canela, e um sorriso nos lábios =) o meu doce ficou igual ao que me recordo do doce de há tantos anos…

rendeu 5 frasquinhos, dos quais 2 ficaram cá para casa. um já foi lavado hoje, o outro está pouco mais de meio. acho que tenho de fazer mais ;)

paula

Acções

Informação

25 respostas

8 10 2008
catarina

obrigada, obrigada, obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

;)))))

beijoca grande

8 10 2008
sofia

:)

e ainda não provaste!

9 10 2008
mano

Ah pois vais ter que fazer mais, vais!!!!!!
Aqui o frasco ja a rapar o fundo…
Uma delicia.

Obrigado e bjs

9 10 2008
Mariana

É tão bom pegar nas tradições antigas e nos cheiros da nossa infância e torná-los ainda mais nossos, não é?
Eu por estes dias também me estreei a fazer compota, nunca tinha feito e adorei o resultado! A ver se se torna tradição por cá :)

Beijo e bem regressada *
Mariana

9 10 2008
sofia

=)

9 10 2008
Cor de Chá

Dá para fazer com qualquer tipo de abóbora? Tenho uma que me deram e é daquelas com casca verde. Se der, vou fazer mais um doce para juntar ao de maçã, à marmelada e à geleia :D O teu tem um aspecto delicioso

10 10 2008
sofia

Olá =)
Não percebo nada de abóboras, mas acho que deves experimentar! Vai ficar doce, ou seja, não pode ficar mau :P

Depois conta como ficou!

Beijinho

11 10 2008
Nuno Alves

Bem…se a abóbora tem casca verde provavelmente será abóbora gila (ou chila). Meu pai e meu avô fizeram uma colheita de gila este Verão e minha mãe fez doce com elas, daí eu sentir a necessidade de fornecer esta informação: não se deve ter metal em contacto com a gila. Não se deve cortar com a faca, mas sim partir com as mãos (é muito fácil, basta apertar o fruto até a casca estalar e no sítio onde estalar começa-se a tirar a casca com os dedos e sai muito facilmente). Para cozinhar também não convém usar tacho metálico. Minha mãe comprou de propósito uma caçarola de barro (infelizmente serviu so para fazer esse doce porque a minha mãe partiu-a ao lavar. saiu caro o doce XD).
Espero que estas informações sejam úteis, Cor de Chá, mas primeiro certifique-se que é mesmo abóbora gila que tem em casa! Procure imagens no google, por exemplo.

11 10 2008
Cor de Chá

Não é abóbora gila ;) Essas eu conheço, mas nem me aventuro a fazer o doce (acho complicado demais :$). De qualquer maneira, a tal abóbora deve dar para fazer o doce. Não há nada como experimentar. Depois dou feedback ;) Obrigada pela ajuda.

16 10 2008
Filipa

Sabes, que o doce de abóbora também é dos que mais me ficou na memória? Quando era pequena lembro-me perfeitamente da minha avó e depois mais tarde da minha mãe, fazerem o tão esperado doce de abóbora. Elas faziam outros mas o de abóbora era o que mais me agradava. O gosto continuou até aos dias de hoje e há-de continuar, é sem dúvida o meu doce preferido!
O teu está muito bonito!

beijinhos

29 10 2008
baillaroka

Amo doce de abóbora!!!!!!!!! Todos os dias como, mas apesar de ser uma receita mais tradicional, não deixa de ser de supermercado…
Lá em casa, em Novembro, com a abóbora fazem-se papas (doces). Estou morta pela viragem do calendário!

Olha, e um frasquinho pelo correio, não? Eu prometo-te umas broinhas prá troca… ;)

29 10 2008
sofia

já acabou!!

10 11 2008
pilar

faço muitas compotas,doces e geleias
obrigado pelas receitas!!!

12 01 2009
Talita

Nunca experimentei doce de abóbora, entretanto, suas memórias foram tão bem contadas, que fiquei com vontade do doce com a bolachinha! rs
Esses dias testei uma receita de bolo de abóbora e chocolate (está no meu blog), e não é que gostei? Achei incrível! Quem sabe eu também não aprovaria o tal do doce de abóbora…
Seu blog é ótimo! Já copiei a receita do sufle de queijo, quando fizer, te aviso.

12 01 2009
sofia

Obrigada pela visita e pelo comentário tão lindo, Talita!

Volta sempre,

beijinho

16 01 2009
carrie

sofia sempre no seu melhor… não apenas na cozinha (não provei o doce :( vê lá se me convidaste??? estavas com medo que o comesse todo?), mas também no modo de ser (e passo a transcrever LOL “Há quem diga que, por ter pedaços, será compota e não doce, mas para mim é doce de abóbora e ponto final.” e não há mas nem meio mas! LOL).

beijocas.
e boas paparocas.

por falar em paparocas e em recordações, ontem fiz um bacalhau com maionese (receita vulgar que encontrei na net) por causa de uma recordação que me ficou de uma receita que a lígia (lembras-te dela?) fazia… ficou bom, mas não ficou igual… :(

19 02 2009
Dani

Não conhecia seu blog, adorei!
E eu amo doce de abóbora tb, o cheiro, textura, com queijo branco então é um sonho.

Bjs

19 02 2009
paula

=)

olá Dani, obrigada pela visita e pelo comentário. um beijinho

30 05 2009
jorge

Aqui vou eu, direito à cozinha. Estava preocupado, de não encontrar uma receita de arregalar os olhos. Com esta imagem até a consigo cheirar :-) estou deliciado. Obg.

30 05 2009
paula

obrigada eu, pelo teu comentário tão simpático!!

beijokas

10 12 2010
grace

Dois anos após esta publicação, feriado chuvoso sem apetite para fazer nada, eis que:é hoje aquelas duas abóbrinhas compridas que comprei para fazer um arranjo num cesto de fruta vão parar à panela ;google ,doces de abóbora muitos ,este veio a calhar pela simplicidade dos ingredientes e descrição da mensageira ,ficou um estoiro ,1.800kr de abóbora ,1 kg de açucar amarelo,duas cascas de laranja e dois paus de canela ,uma hora e 45 minutos depois +- quando toda a casa já tinha sido invadida pela tal cheirinho dei p terminada a tarefa não sem antes juntar umas nozes nos dois ultimos frascos que ficaram mesmo a matar .Obrigado Paparocas já ficou nos favoritos também por outros motivos mais salgados.

13 12 2010
sofiap

obrigada eu, Grace, pelo comentário tão carinhoso :)
beijinho!

tenho de ver se volto a escrever aqui

12 01 2012
Maria Luisa Osorio

parece muito bom vou fazer hoje deseja-me sorte bjs Maria Luisa

12 01 2012
sofiap

Vai sair bem, de certeza! depois diz-me o que achaste :)

1 02 2012
soraia dos santos brasil

ola e a minha primeira vez q mando um comentario ,minha filia e loca para fazer doce de abobora e nao deixo mas 3 dias atras dexei , posso te falar um segredo ela coloca um engrediente secreto ja perguntei varias vezes para ela mas ela nao me diz , mas ela falo q dia 31 de dezenbro ela me conta estou muito curiosa quando eu ficar sabemdo eu conto para voces
muito obrigado pela atençao………

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.