Pão de Leite

26 01 2009

A minha Máquina de Fazer Pão (MFP, daqui para a frente) voltou de férias, finalmente. Esteve desde meados de Outubro para reparar e só voltou no início deste mês, graças à incompetência dos srs funcionários ali do Leclerc, mas adiante. Voltou, e aparentemente está bem, então eu pude voltar a fazer pãozinho quente e pães doces, e estou muito contentinha com isso, já estava tão farta de pão-a-fingir..!!

Desde que a minha “escrava” (como carinhosamente eu lhe chamo) voltou, experimentei duas receitas que me tinham chamado a atenção, e esta é uma delas: o Pão de Leite. Quando era pequenina, a minha mãe costumava comprar pão de leite, que eu devorava, barrado com manteiga, e depois de ter comido as “maminhas” – as extremidades dos pãezinhos que eu achava tão bonitos. Este pão não ganhou maminhas, mas ganhou a minha aprovação, é uma receita a repetir em breve!

Ingredientes:

  • 280ml de leite (usei leite gordo)
  • 60gr de margarina
  • 1,5 colher de café de sal
  • 2,5 colheres de sopa de açúcar
  • 500gr de farinha de trigo tipo 65 (usei tipo 55, era a que tinha)
  • 2 colheres de café de fermento biológico seco (usei fermipan)

Preparação:

Colocam-se os ingredientes na máquina, pela ordem indicada, e escolhe-se o programa de pão básico/normal (750gr, tostagem clara). Quando estiver pronto, põe-se a secar sobre uma grelha. E come-se com muito gosto =)

A receita original veio daqui: As Receitas da Patanisca. Obrigada :)

paula

Acções

Information

9 responses

26 01 2009
Patanisca

Olá. Ainda bem que gostaste!! O teu ficou com um óptimo aspecto. Beijinhos :)

27 01 2009
risonha

que bom aspecto tem esse pão de leite… apetecia-me uma fatia agora antes do almoço.
pode ser?

27 01 2009
paula

Patanisca, obrigada pela visita :) eu sou assídua do teu blog!

risonha, serve-te à vontade! :)

beijinho para as duas

29 01 2009
catherine

atao mas aonde e que tu andas com essa maquina… devias de ca estar, isso e que era e com a maquina…. eu tenho saudades do nosso pao em geral, paozinho quente… aqui so como pao de forma, quer dizer… n como, nunca fui fa de pao de forma e agora entao mal o posso ver… que saudades da nossa padaria portuguesa, da bela da broa, das vieiras, das carcacas do avo,do pao da avo do pao da malta, dos criossants do ovo, dos folhados misto do santa maria… de tudo… principalmente tuas e das nossas aventuras na cozinha e no encontro LOL

29 01 2009
catherine

ah!!! e tb me lembro do pao de azeite que havia em tua casa em dia de mercado ;)

outro beijo

29 01 2009
paula

eu ficaria deprimida sem pão… olha, a máquina compensa imenso, e aqui temos pão bom, se eu aí estivesse já tinha comprado uma!! e engorda muuuuito menos que o pão de forma!

beijo grande

14 02 2009
paranoiasnfm

uiiii….

pão tão apetitoso :S

4 03 2009
ervadoce

olá a todos sabem como me posso registar aqui neste blog?
gostaria de trocar convosco as minhas receitas de pão…
Quem souber por favor diga-me
obrigada. adeus

4 03 2009
ervadoce

muito obrigada paula.
adeus =)

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.