Bolo de Chocolate

30 06 2007

este bolo de chocolate é das coisas mais fáceis que há, e sai sempre bem :)

a receita original está no livro de receitas da Vóvó Donalda, que o meu irmão me deu há quase 20 anos; como em todas as receitas que faço mais do que duas vezes (e esta é já tradição ser feita, em cada festa, jantar, nas últimas duas décadas, eheh), também nesta fiz algumas alterações, e o que deixo aqui é a receita final:

ingredientes:

  • 200gr de açúcar

  • 200gr de farinha com fermento

  • 3 ovos

  • 150gr de manteiga

  • 3dl de leite

  • 250gr de chocolate para o leite (recomendo Nesquik)

  • 1 colher de chá de fermento

preparação:

mistura-se o chocolate com o leite muito quente (de preferência fervido); numa taça à parte, bate-se a manteiga amolecida com o açúcar e com os ovos inteiros, e quando estiver com um aspecto homogéneo, junta-se o fermento e depois a farinha, aos poucos, mexendo sempre. eu gosto de usar uma colher de pau, e só recorro à batedeira em caso de necessidade extrema (se ficar com grumos); pode ser mania minha, mas acho que não fica igual ;)

quando a farinha estiver toda incorporada na massa, junta-se, a pouco e pouco, o leite com chocolate, sempre mexendo – o resultado será uma massa bastante líquida – é normal!

vai ao forno (médio – o meu forno não tem termómetro, não sei dizer ao certo a temperatura certa de nada do que faço)numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante cerca de 40 minutos. para desenformar, basta esperar 10 minutos depois de desligar o forno, e descolar as bordas do bolo com uma faca húmida – normalmente, sai direitinho, sem dificuldade. eu sirvo sem cobertura, mas fica bem, claro, com chantilly, ou doce de ovos :)

bolo de chocolate

bom apetite!

PS: o bolo é pequenino, e não vale a pena fazer a receita a dobrar – resulta melhor se se fizer em duas fornadas ;)


Ações

Information

2 responses

1 07 2007
Irina

Eu amooo bolo de chocolate então com um cafezinho a acompanhar ainda melhor…
Bjinhos ;)

8 09 2007
sophia

este bolo de chocolate acompanhado com um copinho de leite morno dava um lanche perfeito.

quem está a falar é a sobrinha da sophia

Deixe uma Resposta

