bolo de canela

29 07 2007

esta receita é adaptada de uma outra, e surgiu pela necessidade de fazer um bolito para acompanhar uma “tarde de chá”. e como foi aprovado, cá vai a receita:

ingredientes:

  • 200gr de açúcar
  • 200gr de farinha
  • 3 ovos
  • 3dl de leite
  • 150gr de manteiga
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • canela a gosto

preparação:

batem-se as gemas com o açúcar, junta-se a manteiga derretida e o fermento, e mistura-se bem até conseguir um preparado homogéneo. vai-se adicionando a farinha a pouco e pouco, mexendo sempre e até toda a farinha estar incorporada na massa. leva-se o leite ao lume, até ferver, e depois deita-se aos poucos na massa, envolvendo bem.

bolo de canelanão sei qual a quantidade de canela que costumo pôr, porque é “a olho”, mas estará bom quando a massa estiver toda “sarapintada” de canela, e será certamente mais de 1 colher de sopa :D (para a próxima, eu meço quantas colheres ponho, sim? ;) )

por último, batem-se as claras em castelo e envolve-se na massa do bolo. vai ao forno durante cerca de 40 minutos, numa forma de buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha.

também podem fazer-se queques, mas não crescem muito – de qualquer modo,  ficam fofinhos :)

bom apetite!


Ações

Information

9 responses

30 07 2007
Elvira

Sou fã de estes bolos simples à antiga. :-)

30 07 2007
Ana

A canela é das minhas especiarias preferidas e este bolo deve ser uma delícia :)
Parabens pela receita…

30 07 2007
Agda

O que mais me admiro é que os bolos daí ficam tão altos e fofinhos…

30 07 2007
sophia

eu também gosto muito de canela :)

Agda: este bolo fica fofinho, mas não fica alto, ele é pequenino…

30 07 2007
Cláudia

Canela é a minha especiaria preferida. Adorei o bolo.

30 07 2007
Irina

Sophia, eu adoro canela, bolos de canela… enfim, tudo o que levar canela, sempre que faco bolos tenho que por sempre uma pitadinha de canela porque senão não fico satisfeita :D
O teu deve tar bem delicioso.
Bjinhos ;)

3 08 2007
Marizé

Eu adoro canela, tenho que experimentar este bolo.

22 09 2007
Rita Ameixa Maria

Oh.. e mais? Não há mais receitas? Vá, vamos ao despique que eu passo a meter umas no meu também!!

23 09 2007
sophia

oh ameixa, não tenho feito nada,… mas quando fizer pumba! ponho aqui ;)

Deixe uma Resposta

