Soja à bolonhesa – receita rápida

26 10 2007

Tal como prometido, cá vai uma receita para arejar aqui o espaço =)

Experimentei-a na quarta-feira à noite, e parece que foi aprovada, portanto cá vai:

ingredientes:

  • 100gr de proteína de soja desidratada (fina ou em cubinhos)
  • 350gr de esparguete tricolor (ou não)
  • 2 tomates maduros e 3dl de água
  • sal e uma cebola grande
  • 2 dentes de alho e 1dl de azeite
  • 1 pacotinho de polpa de tomate (daqueles do tamanho de um pacote de natas, não sei quanto leva)
  • 1 lata pequena de cogumelos laminados
  • 1 colher de chá de oregãos moídos
  • pimenta e noz moscada q.b.

preparação:

Demolha-se a soja em água abundante, durante cerca de uma hora.

Coze-se a massa em água temperada com sal, durante cerca de 8minutos.

bolonhesa de soja

Para a bolonhesa, salteia-se a cebola e os alhos picados no azeite; acrescenta-se a soja bem escorrida, os cogumelos, o tomate aos pedaços pequeninos, sem a pele, e deixa-se saltear até ficar macio. Junta-se a água quente e deixa-se cozinhar um pouco mais. Acrescenta-se a polpa de tomate, e tempera-se com sal, pimenta, noz-moscada e oregãos, e deixa-se apurar mais uns 4 ou 5 minutos.

Serve -se com o esparguete, e com salsa picada por cima (de preferência fresca, eu só tinha seca…). Como o j. aceitou vir experimentar a receita (ele, que é mesmo muito carnívoro…), e por receio que detestasse a soja ao ponto de não conseguir comer, juntei meio frasco de feijão-manteiga cozido. Pelos vistos não era preciso, porque ele comeu e repetiu, e no fim disse que estava bom. ;)

nota: usando soja em cubinhos, convém dar umas “passadelas” com a varinha mágica, para tornar a bolonhesa mais “fina”. Porém, não é preciso desfazer tudo, até porque não interessa que fique em papa ;)

Bom Apetite!


Ações

Information

10 responses

27 10 2007
risonha

eu faço muitas vezes soja á bolonhesa e o pessoal lá de casa acha sempre que está a comer carne…lol

27 10 2007
sophia

beeeem, então quero a tua receita, porque a minha nota-se perfeitamente que não tem carne, não dá para “enganar” ninguém! (não que eu queira enganar, entenda-se)

28 10 2007
Rita Ameixa Maria

Olha, olha!!!
Boa!
Ainda por cima com massa! Miam, miam!

31 10 2007
Susana

Estou a ver que o recado que dei ao J. chegou ao destino.

Parace-me apetitosa. Vai inovando.

Bjs

31 10 2007
sophia

;) chegou sim :)
beijinhos!

8 11 2007
witchie

Sabes o que é que achei mais giro disto tudo? Os pratos de tua casa são iguais aos pratos de casa dos meus pais! Os pratos de tua casa são iguais aos pratos de minha casa! :)

Ainda bem que voltaste aqui ao paparocas :)

8 11 2007
witchie

Em vez de demolhar a soja, experimenta fervê-la durante 5, 7 minutos. O sabor fica mais disfarçado, menos amargo! :) Depois, para passar melhor por carne, só tens de a temperar bem :)

8 11 2007
sophia

=)
a minha avó tinha pratos iguais a estes mas verdes, eu achava aquilo muito suspeito, não me perguntes porquê mas achava ;)

e essa dica para a soja parece me optima! vou experimentar! alél de ser mais rápido, o que tb dá imenso jeito :p

24 02 2010
ricardo

Uiii, estes famosos pratos, também existem na minha família :) Acho que eram espanhóis, era caramelos e pratos já estou a ver :)

Vou experimentar a dica do ferver a soja, vamos lá ver :)

24 02 2010
paula

sim, ricardo, esses pratos vieram de espanha, o meu pai encomendou a um conhecido/amigo há décadas, e ainda duram :)

beijokas

Deixe uma Resposta

