bolo de alface/agrião

9 01 2008

já tinha ouvido falar de bolos verdes, mas nunca tinha visto, por isso quando a mãe da minha cunhada disse que tinha uma receita para me dar, fiquei logo de orelhitas levantadas ;)

achei a receita um bocadinho estranha, fiquei com a sensação de que faltaria qualquer coisa, mas ainda assim apontei, e hoje resolvi experimentar – não tinha agriões em casa, mas tinha uma alface já a perder a vivacidade, e resolvi usá la; fiz apenas metade da receita, que se faz assim:

Ingredientes:

  • 2 chávenas de açúcar (eu usei açúcar amarelo)
  • 3 chávenas de farinha
  • 5 ovos inteiros
  • 5 colheres de sopa de óleo
  • uma mão cheia de agriões (não sei quantas folhas de alface pus, talvez umas 9)
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • cobertura de chocolate

Preparação:

Deitam-se todos os ingredientes no liquidificador e liga-se o aparelho até que o preparado esteja perfeitamente homogéneo. Eu não tive muita sorte nesta parte, porque o liquidificador queixava-se, então juntei água até conseguir o efeito pretendido – e tive de ajudar a misturar a alface, caso contrário ficaria no cimo, intacta =S

bolo esverdeado

O resultado é um bolo esverdeado (era uma alface clarinha), não muito doce, e com um travo a… alface, no fim ;) O sabor faz-me achar que umas nozes misturadas na massa seriam bem-vindas, e a cobertura de chocolate também combinará bem, mas eu optei por não pôr, confesso que não tinha nem ingredientes, nem paciência :p

Talvez não seja má ideia, numa tentativa futura, misturar as gemas com o açúcar, o agrião/alface e um pouco de água (um copo pequeno, mais coisa menos coisa) no liquidificador, depois verter para uma tassa e aí juntar a farinha, fermento e óleo, e depois bater as claras em castelo e envolver na massa – é uma questão de experimentar :)

Bom Apetite!


Ações

Information

6 responses

10 01 2008
Elvira

Surpreendente e original! :-)

11 01 2008
Nina Moori

Costumo fazer com couve manteiga. fica ótimo.

17 01 2008
catarina

Gostava de ter experimentado mas… vou esperar pela receita melhorada com o chocolate e as nozes. ;) ehehehe beijokas

23 06 2008
Brasucas

Também vou esperar por sua paciência e se um dia resolver colocar nozes e chocolate nos avisa!!!! A Nutrição agradece por sua paciencia em testar receitas!!! E se o liquidificador se queixar quebre -o hehehehe

4 02 2009
nini

Bem , não provei este bolo que a minha tia fez. mas a minha avo fez com agrião e pos molho de chocolate por cima e ficou delicioso. este tb deve ter ficado deliciosoooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

20 10 2009
joiji

ficou uma delicia..!!!

Deixe uma Resposta

