beringela recheada

21 01 2008

que a pentax é MUITO boa cozinheira, já não é novidade nenhuma =) portanto, não é de estranhar que estas beringelas sejam deliciosas e tenham sido provadas e aprovadas por todos os que as provaram – e isso inclui a minha sobrinha, cujos 9 anos a tornam algo selectiva!

cá vai a receita, tirada directamente daqui:

Ingredientes:

  • beringelas (1 por pessoa)
  • atum (1 lata por pessoa)
  • cogumelos laminados
  • polpa de tomate
  • cebola
  • chouriço
  • queijo para gratinar

Preparação:

Partem-se as beringelas ao meio, no sentido do comprimento, retira-se o miolo e reservam-se as bases à parte.

Pica-se a cebola e leva-se a alourar em azeite, juntamente com o chouriço cortado em pedacinhos pequeninos (também pus um dente de alho picado e uma folha de louro), até dourar a cebola, e depois junta-se o miolo da beringela cortado em cubinhos pequenos – e deixa-se refogar, lentamente, mexendo de vez em quando. Quando a beringela estiver praticamente desfeita, junta-se o atum, os cogumelos, e a polpa de tomate, e deixa-se cozinhar até apurar um pouco (eu juntei um bocadinho de pimenta, para realçar o sabor – e porque ponho sempre pimenta, …) e perder alguma água que os ingredientes tenham largado.

Deita-se este preparado nas bases de beringela, põe-se o queijo por cima e vai ao forno até gratinar!

beringela recheada

Eu servi com arroz, porque já não tive tempo para fazer puré; a pentax serve apenas assim, sem acompanhamento, mas eu prefiro ;) É um prato relativamente rápido de fazer, é mjuito fácil, é muito bom e também fica bonito – ou seja, não há defeitos!

obrigada, pentax!!

Bom Apetite!


Ações

Information

8 responses

22 01 2008
catherine

ai q tentacao, n tens vergonha de meter estas coisas gulosas aqui, depois uma pessoa mesmo q se queira esquecer d comer n pode… esta receita e mais uma pra esprementar esta semana… e claro q n vai ficar tao bom pq n tenho ca o nosso belo e caseito chourico a portugues, vou ter q utilizar outeo qq olha…. mas isto c bastante queijo a gratinar, passa e passsa bem :)

23 01 2008
miriam

hummm… a “minha” é diferente :D http://felty.blogs.sapo.pt/93338.html
mas esta também me parece muito bem ;)

tenho que fazer com estes acrescentos.

23 01 2008
Kini

Tem um aspeto divinal.
Receita anotadissima.Obrigado!!!!!
Bjs

23 01 2008
risonha

pronto… estou prestes a desmaiar.. é quase uma hora da tarde, eu sem almoçar e a dar de caras com esta fotografia
estou a desfalecer!

23 01 2008
sophia

eheheh!

miriam, fui espreitar a tua receita, e também me parece muuuuito bem!

23 07 2008
orlanda

hum!!!!!!!!!!deve ser uma delicia

17 05 2009
tiago

bem eu vou esprimentar esta receita dps digo como correu.
eu tenho feito com pimento mas e um cadinho difrente.

16 11 2009
gracinha

acabei de fazer estas beringelas e estou a espera que saiam do forno espero que ca em casa gostem pk o marido n gosta muito de queijo no forno mas deve ser mais por causa do cheiro beijocas e obrigado

Deixe uma Resposta

