bolo de iogurte

17 02 2008

É uma das receitas mais antigas que tenho, e sai sempre bem – deu-ma uma vizinha, há muitos anos, depois de ter feito o bolo para eu e a filha dela lancharmos, pelo meio de alguma tarde de brincadeiras (fui eu que pedi a receita, pois claro!).

A receita original manda usar iogurte natural, mas eu prefiro fazer com iogurte de côco ou de banana – ontem usei um de baunilha, era o que tinha cá em casa (também tinha de morango, mas achei que não ficaria tão bem…). Para um bolinho pequeno, faz-se assim:

Ingredientes:

  • 1 iogurte
  • 3 ovos
  • 3/4 de copo de iogurte com óleo
  • 2,5 copos de iogurte com açúcar
  • 3 copos de iogurte com farinha
  • 1 pitada de sal

Preparação:

Numa taça, batem-se os ovos inteiros, junta-se o iogurte, o açúcar e a pitada de sal, e mistura-se bem. Depois, vai-se juntando a farinha aos poucos e mexendo com a colher de pau (sim, sim, eu uso colheres de pau, venha lá a asae implicar comigo, que eu não me importo!), e quando estiver uma mistura homogénea e sem grumos junta-se o óleo e mexe-se devagar (se for depressa, salta óleo para todo o lado… ehehe) até ele estar totalmente incorporado na massa.

Unta-se uma forma com manteiga/margarina (com buraco ou sem ele, é indiferente) e polvilha-se com farinha, deita-se lá a massa e vai a forno médio (o meu é a gás e sem termostato, portanto, não sei a temperatura, é “a olho”) durante cerca de 40 minutos – convém confirmar com um palito se o bolo está cozido, porque às vezes fica douradinho por cima mas cru no meio: quando me acontece, pego num garfo e parto a parte de cima do bolo, deixando a massa crua a descoberto. É eficaz ;)

bolo de iogurte

Bom apetite!


Ações

Information

11 responses

18 02 2008
nysa

minha tia também faz assim e é um dos melhores bolos que já comi. o teu está lindo… quem me dera ter uma fatia agora :-) beijocas

18 02 2008
sophia

=)

19 02 2008
Elvira

Um clássico infalível! Muito bom. :-)

Beijinhos.

21 02 2008
witchie

Eu adoro bolo de iogurte! É perfumado e super macio! Normalmente faço com iogurte de banana, mas com de baunilha também deve ficar delicioso!

Beijo enorme, minha linda *

21 02 2008
sophia

fica muito bom, mas com banana fica muito melhor!! ;)

beijokinhas

22 07 2008
Andreia

Bem fiquei com curiosidade de fazer este bolo tem um belissimo aspecto… espero k o meu saia igual ou melhor eheh :)

22 04 2009
estava bom, comeu-se rapidinho! « Paparocas

[…] 22 04 2009 na última vez que fui ao pingo doce, não resisti e trouxe dois iogurtes para fazer bolo de iogurte. rápido, fácil e bom, com iogurte de côco ficou melhor ainda, mas desta vez não fiz a receita a […]

22 06 2009
nini

tem um aspecto maravilhoso!!!
bjs

18 07 2009
Gaminha

Experimentei a sua receita.

Ficou optima, adicionei ao mue livrinho.

Simples e rápido como eu gosto.
Parabens.

27 10 2010
cristina

gostaria de obter esta eceita em meu email

28 10 2010
paula

Olá Cristina,

basta seleccionar todo o texto e fazer copy paste, para ficar com a receita.

;)

Deixe uma Resposta

