Bolo de Cenoura c/ Cobertura de Chocolate

21 06 2008

o meu mano fez anos no passado dia 13, e pediram-me para fazer o bolo de aniversário.

eu gosto de fazer doces, particularmente doces, e gosto de receitas novas, de coisas que não experimentei antes, de poder demorar-me com os ingredientes, com a preparação. não gosto de receitas expresso, apesar de saber dar-lhes o devido valor (quantas vezes não salvam o dia?)…

apesar de me sentir à-vontade com a confecção de sobremesas, nunca me dediquei muito à decoração, apesar de ser uma parte fundamental – na maioria das vezes, faço bolos simples, sem recheio nem cobertura, até porque gosto deles assim, gosto de sentir o sabor da comida. o que não é uma justificação, porque entretanto surge uma situação como esta, e eu não tinha como decorar o bolo. « e agora??? »

e agora… decidi fazer uma cobertura de chocolate, mas também não tinha nenhuma receita e não encontrava nenhuma que me convencesse. queria uma cobertura consistente, que não fosse líquida, e nenhuma das que fui encontrando online me dava essa garantia. depois de ver muitas, decidi ir experimentando e ver no que dava. fiz o mesmo relativamente ao recheio, e correu bem =) esta receita de bolo de cenoura conquistou-me, e o resultado final foi este:

 

 

Bolo de Cenoura

  • 3 cenouras grandes
  • 1 pau de canela
  • casca de uma laranja (sem a parte branca)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de açúcar amarelo
  • 5 ovos
  • 150gr de açúcar
  • meia lata de leite condensado
  • 250gr de farinha
  • 1dl de óleo
  • 1 colher de chá de fermento

Raspam-se e cortam-se as cenouras em cubos pequenos, deita-se num tacho juntamente com a casca de laranja, o açúcar amarelo, o mel e o pau de canela, deita-se água apenas para cobrir a cenoura e leva-se a cozer. Quando a cenoura estiver cozida, escorre-se, tiram-se as cascas de laranja e o pau de canela e reduz-se a puré (com passe-vite ou varinha mágica).

Batem-se as claras em castelo e no fim acrescentam-se 50gr de açúcar; batem-se as gemas com o restante açúcar até o creme ficar esbranquiçado e junta-se o leite condensado, o óleo e a cenoura, continuando a bater. Depois, junta-se o fermento à farinha e vai-se adicionando à massa, envolvendo bem.

Por fim, envolvem-se as claras na massa, sem bater muito, para ficarmos com um creme fofo. Vai ao forno a 150º até cozer, demora cerca de 20/25 minutos.

 

Recheio de Mascarpone

  • 250gr de queijo mascarpone
  • 2 claras de ovo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • açúcar q.b.

como já disse ali em cima, o recheio também foi decidido “em cima do joelho”, sem receita. queria experimentar alguma coisa com queijo mascarpone, mas não sabia o quê, tal como não sabia que recheio ficaria bem no bolo. fazer chantilly não me convencia, primeiro porque a minha batedeira não é a ideal para as natas, depois porque com o peso da parte de cima do bolo, o recheio não podia ser demasiado mole sob pena de sair todo pelas laterais… “se o mascarpone é bom para o tiramisú, também é bom para o meu bolo!” =)

batem-se as claras em castelo firme, junta-se o queijo e continua a bater-se com a batedeira até estar uma mistura homogénea e bem firme. junta-se a essência de baunilha, e açúcar a gosto (eu fui pondo e provando, por isso não sei dizer quanto pus. foi literalmente a gosto!). e vai para o frigorífico, enquanto o bolo arrefece.

Eu deixei o bolo arrefecer junto de uma janela entreaberta (não muito entreaberta, para a gata não sair por lá, pois claro!), e quando esfriou cortei o bolo ao meio, na horizontal – apesar de eu ter uma faca normal em vez daquela serrinha própria, não foi muito difícil. depois de cortado, saquei a parte de cima, tirei um bocadinho do miolo do bolo – não exactamente para arranjar espaço, mas para o provar ;) – barrei com o recheio e tapei com a parte de cima que tinha tirado. faltava só a cobertura de chocolate ;)

 

Cobertura de Chocolate

  • 200gr de chocolate para culinária (para a próxima uso chocolate de leite)
  • meia lata de leite condensado (a que sobra do bolo!)
  • 1 pacote de natas
  • açúcar, se acharmos que deve ficar mais doce

num tacho antiaderente, deitam-se as natas e o chocolate partido em pedaços pequenos, e deixa-se derreter em lume brando, mexendo sempre para ajudar a incorporar bem o chocolate nas natas. quando estiver uma mistura homogénea (muitas vezes se usa esta palavra nas receitas!! ou sou só eu…?), junta-se o leite condensado, e continua a mexer-se, suavemente. prova-se o creme, se estiver pouco doce junta-se açúcar (sim, a gosto, não sei quanto pus. é o que dá ter um açucareiro-doseador…). quando achei que estava pronto, pus à janela e fui mexendo, para ajudar a arrefecer mais depressa.

assim que ficou morno, peguei numa colher e numa faca, sentei-me em frente ao bolo, e comecei a barrá-lo. foi bem mais fácil do que eu esperava! =)

Nota: a camada da cobertura ficou generosa, como dá para ver pela foto. numa próxima vez, não ponho tudo, prefiro uma camada fininha. com chocolate negro, acaba por ficar um sabor muito forte, que se sobrepõe ao resto do bolo.


Ações

Information

28 responses

21 06 2008
isa

Olá,
Do Rio de Janeiro, descobri seu blog.Muito bom. Parabéns.
Eu gostaria de uma informação. Acabo de ler sua receita de
bolo de limão e coco. Percebi que não leva margarina nem
óleo. É isso mesmo? Aguardo uma resposta.
abraços cariocas.

21 06 2008
sofia

olá Isa, obrigada pela visita! =)

sim, é isso mesmo – não leva nem óleo nem manteiga nem margarina. eu também estranhei, quando fiz a receita pela primeira vez, mas é mesmo assim. provavelmente, devido à gordura natural do leite de côco.

beijinho

23 06 2008
bia belliard

que delicia de bolo, tb adoro testar receitas novas principalmente doces ! e parabens ao teu irmao ! bj

23 06 2008
r.filgueira

tem uma pinta impresionante
;)

23 06 2008
baillaroska

Bem, está liiiindo!!!
Não só tem um aspecto delicioso como muito profissional.

Está fantástico! Se souber tão bem como parece…

27 06 2008
É desta que vou para o Inf3rno « Vou-te contar uma coisa

[…] Junho 27, 2008 · Sem Comentários Pulando de blog em blog encontrei o pecado, fiquei desejoso de o provar. Aqui! […]

27 06 2008
Inf3rno

Viva,
Essa receita faz-me delirar, estou mortinho para ir à cozinha experimentar.
como adorei o seu blog decidi adicioná-lo.
Cumprimentos,
Inf3rno

30 06 2008
sofia

=)

mt obrigada pelos elogios, volta sempre!

7 07 2008
paranoiasnfm

Xiii… :? que belo aspecto.

11 07 2008
Inf3rno

Fiz esta receita ontem à noite e ficou uma delícia. Obrigado por partilhar. Até breve.

11 07 2008
sofia

que bom :)
beijinho

11 07 2008
Bolo de Cenoura c/ Recheio de Queijo e Cobertura de Chocolate « Vou-te contar uma coisa

[…] Julho 11, 2008 · Sem Comentários Ontem iniciei-me na confecção caseira de sobremesas, o resultado foi estrondoso. Obrigado à Sofia por ter partilhado a receita no seu blog. […]

13 07 2008
MoonLight

Bem……………
Que bom aspecto!
Acho que já tenho que fazer amanhã!
Fantástico!

Bjs de Luz*

26 07 2008
Ana

Olá Sofia

Andava a procura de um recheiode mascarpone p os meus bolinhos e dei com este teu cantinho que ainda n conhecia. Adorei o bolo e vou experimentar breve, breve. O recheio não fica muito mole?

Sabes q fui ai uma semaninha conhecer a tua Figueira ? Adoreiiiiiiiiiiiiiii e vou repetir. A Mia continua optima.

Bjokas

Ana

26 07 2008
sofia

Olá Ana!

não sabia que tinhas cá vindo, espero que tenhas vindo descansar e que tenhas apanhado bom tempo ;)

o recheio de mascarpone não fica muito mole, não. podes jogar com as quantidades, e juntar mais claras se quiseres algo mais fofo, juntar mais queijo se quiseres mais consistência =)

beijinho
e festinhas na mia, claro ;)

21 08 2008
kamila

nossa adorei a receita !!!!

que aqua na boca
Obrigado !!!! [:)]

25 09 2008
gis

nossa nunca vi um bolo deses deve ter ficado uma delicia !!!

8 01 2009
Zeu

Ola td bem?
Procurei a receita q a Isa do Rio de janeiro citou,bolo de limão e coco e não encontrei,será q vc poderia me passar?Desde jah te agradeço de coração.Beijos do Brasil.

8 01 2009
sofia

olá Zeu!

o link para a receita é este: https://paparocas.wordpress.com/2008/03/26/bolo-de-limao-com-casca/

beijos!

14 02 2009
paranoiasnfm

Deve ser espectacular :)

21 03 2009
Solita

Que bom aspecto tem o teu bolo. Nham, nham!!!

Vou já guardar a receita que esta vou experimentar de certeza.

Jinhos

16 04 2009
edna nogueira

Olá! Adorei a receita. Gostaria de saber como é feito esta cobertura branca..é somente o Leite condensado ou tem algo mais?? Eu qro fazer uma torta de cenoura bem simples em suas camadas. Obrigada.

17 04 2009
paula

olá Edna, o recheio branco, de mascarpone, é feito exactamente como está na receita :)

beijinho

28 03 2011
Aline

Olá.. adorei essa receita, parece ser ótima, apenas gostaria saber, como vc faz para passar a cobertura nas laterais do bolo, deixando tao bonito assim..

obrigada.. abraços,,

28 03 2011
paula

olá Aline, obrigada :)
a cobertura, quando está a arrefecer, começa a solidificar e mantém a forma. é só esperar um pouquinho e barrar quando estiver morna =)

29 03 2011
Aline

Terei mais uma perguntinha, rsrs

é que como nao moro mais no brasil, ja tem algum tempo, fico por fora de mtas coisas.. como é essa nata? é tipo o creme de leite, ou é aquela nata do leite? e qtas gr.

desde ja obrigada mais uma vez…

29 03 2011
paula

é creme de leite, 2 decilitros, é mais ou menos 200gramas :)

enquanto estava a pesquisar no google para te responder, encontrei uma tabela de equivalencias para termos portugal – brasil, talvez te ajude:

http://www.saborintenso.com/f45/equivalencias-portugal-brasil-793/

beijinho!

5 04 2011
Aline

Muito obrigada Paula, nao te respondi antes, porque estava sem internet…
foi de grande ajuda..
beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s