Soufflé de Queijo

29 08 2008

Depois de muuuito tempo sem vontade de vir aqui deixar as receitas (preguiça, preguiça!), voltei. E voltei com um prato que devo ter feito no máximo 3 a 4 vezes desde que tenho a receita – e já a tenho há muuito tempo. Nem sei ao certo qual a razão por que não faço mais – talvez por ser uma receita boa para fazer quando há sobras de refeições anteriores, coisa que não acontece muito por aqui. Ou talvez por ser só eu quem come, que os meus pais não são muito adeptos. Não sei. Sei que é fácil e rápida, e sabe bem :) e faz-se assim:

Ingredientes:

  • 50 gr de margarina
  • 40 gr de farinha
  • 2,5 dl de leite
  • 300 gr de queijo ralado
  • 4 ovos
  • sal, pimenta e noz-moscada

Preparação:

Derrete-se a margarina num tacho largo anti-aderente, em lume brando, polvilha-se com a farinha e mistura-se, deixando depois a cozer sem ganhar cor. Rega-se com o leite frio, mexe-se e deixa-se cozer até ficar uma mistura homogénea. Tempera-se com sal, pimenta e noz-moscada e quando á superfície aparecerem bolhas, retira-se do calor.

Depois, junta-se o queijo (ou qualquer outro ingrediente que tenhamos: fiambre, legumes, peixe, etc – reduzidos a puré ou ralados), envolve-se na massa, e deixa-se arrefecer um bocadinho para depois misturar as gemas (sem que elas fiquem logo cozidas). Por fim, batem-se as claras em castelo firme e envolvem-se no preparado anterior.

Deita-se esta mistura numa forma de soufflé bem untada com manteiga e vai cozer em forno quente durante 30 minutos. Pode polvilhar-se com queijo ralado.

 souflé de queijo

Bom Apetite!


Ações

Information

15 responses

30 08 2008
risonha

bolas!!! fiquei cheia de fome!
eu adoro soufflés.

30 08 2008
Glau

ficou bem bonitão seu soufflé, hein..
bjo, glau

30 08 2008
mesa para 4

Eu como fui criada a soufllés gosto de todos…muito bom…beijinhos

31 08 2008
catarina

ó páaaaa… e eu aqui tão perto e nem o cheirei!!!!! ;) beijocas

1 09 2008
Silvinha

Ficou lindo seu soufflé! Eu adoro, especialmente com Gruyère!

Beijos

9 09 2008
bia belliard

Apetitoso este sufle ! bj

18 09 2008
Mari Rezende

Sofia, os souflés são sempre uma ótima pedida! São leves e saborosos… O seu ficou lindo, queria um pedaço! ;D
Beijinhos

18 09 2008
sofia

:)

muito obrigada pelo comentário!

6 10 2008
Filipa

Olá Sofia! Vim retribuir a visita :)
Não conhecia aqui o teu espaço mas devo dizer-te que já estive a dar uma espreitadela e gostei de tudo o que vi, receitas muito boas e fotos muito bonitas. Este souflé então está com uma aparência divina.

Vou adicionar o teu link :)

beijinhos

8 10 2008
Cor de Chá

Olá! Descobri este blog há uns dias e adorei! Tudo, desde a forma como as receitas são explicadas às fotos que acho espectaculares. Parabéns! Vou voltar muitas vezes =)

8 10 2008
sofia

olá :)

muito obrigada pela visita e pelos elogios! =)

beijinho, volta sempre, és muito bem-vinda

9 10 2008
Joana de Castro

Olá!
Desculpa a invasão, mas quando vi esta receita não resisti a ir faze-la…só que tenho uma duvida…como são as formas proprias para soufflé?

Beijocas e continuação de bons cozinhados=)

9 10 2008
sofia

olá Joana :)
não há nada a desculpar, eu gosto destas “invasões” ;)

sobre a forma própria… bem, desde que possa ir ao forno e à mesa, serve! eu usei um pirex ;)

beijinho, volta sempre

2 11 2011
T

Olá!
Eu gostava de experimentar esta receita mas fiquei com uma dúvida.
Forno bem quente é 200ºC? Desculpa mas não estou muito habituada a usar o forno.
Teresa

2 11 2011
Paula Sofia Romão

sim, €200º :)

beijinho

Deixe um comentário